Sticmu na luta contra a terceirização de serviços públicos na cidade

O presidente José Lacerda compareceu ao encontro que reuniu os principais representantes da classe trabalhadora de Uberaba. O encontro, realizado na sede do Sidemu, discutiu a polêmica questão da terceirização do Hospital Regional na cidade. Após debate de ideias o grupo propôs uma carta aberta a toda população visando esclarecer a sociedade dos riscos que a implementação destes serviços pode acarretar para todos os cidadãos. 

“Este grupo endossa a posição do Conselho de Saúde da cidade, que rechaçou por unanimidade qualquer ideia de terceirização, que é um processo muito mais caro para os cofres públicos e que fundamentalmente não melhora os serviços, já tão precários, disponibilizados ao cidadão” alerta o presidente José Lacerda

                   

Leia a Carta na integra:

 

SINDICATOS ALERTAM:

TERCEIRIZAÇÃO DO HOSPITAL, SAÚDE E EDUCAÇÃO PREJUDICA A POPULAÇÃO DE UBERABA

 

Os sindicatos de trabalhadores da cidade de Uberaba, nominados abaixo, alerta à população que o prefeito Paulo Piau está pedindo autorização à Câmara Municipal para terceirizar os serviços de saúde, educação e outros setores da Prefeitura.

Estamos pedindo aos vereadores que rejeitem esse projeto, porque os serviços públicos poderão piorar muito com a mudança. E pior, os trabalhadores serão os mais prejudicados. Somos contra a terceirização do Hospital Regional e todos os serviços da Prefeitura, porque:

 

g Não concordamos com a política de Estado Mínimo (neoliberal) que quer cada vez menos responsabilidades da Prefeitura e mais dinheiro público aplicado com empresas privadas, terceirizando os serviços essenciais à população. Parece ser essa a forma de gestão que o prefeito está escolhendo para Uberaba.

g A terceirização do Hospital Regional (ou contratação de Organização Social - OS) foi rejeitada pelo Conselho Municipal de Saúde de Uberaba, órgão máximo de formulação da política de saúde do Município. Os sindicatos de trabalhadores ratificam essa decisão da instância mais democrática do setor.

g Somos contra as terceirizações, porque é nas empresas terceirizadas que os trabalhadores mais sofrem com acidentes no trabalho, jornadas de trabalhos mais longas e tem menores salários dos que os colegas de profissão de empresas não terceirizadas.

g  Temos clareza de que a terceirização dos serviços vais ser prejudicial à população. No caso do hospital, o custo da gerência de uma empresa privada é muito maior do que se a própria prefeitura criasse um conselho gestor ou consórcio regional para gerir a unidade.  Os modelos que estão sendo trazidos para Uberaba têm colecionado experiências de fracassos e desvios de dinheiro em várias cidades do Brasil.

g Promotores públicos de Minas têm se manifestado abertamente contra esse modelo de terceirização, pois torna-se quase impossível a sociedade ter controle do serviço desenvolvido e da forma como são aplicados os recursos.

 

Não é esse modelo de serviço público que queremos para Uberaba. Queremos uma prefeitura com boa qualidade nos serviços. Nós elegemos o prefeito para ele gerir os serviços públicos e não para que ele pague alguém para fazer o trabalho dele e seus secretários. 

Queremos discutir outro modelo de gestão do Hospital Regional e melhoria do serviço público! Fora “OS” e outras formas de terceirizações!

 

Sindicato dos Educadores do Município - Sindemu, Sindicato dos Professores da rede particular - Sinpro, Sindicatos Único dos Trabalhadores da Educação - SindUte, Sindicato dos trabalhadores da Construção Civil e Mobiliário (Sticmu), Sindicato dos Trabalhadores do Codau (Sindae), Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde).

    

Companhia da Mídia