Sindicalistas da construção levantam demandas de Uberaba

 

 

O "I Encontro Regional de Lideranças Sindicais de Trabalhadores da Construção Civil e Mobiliário de Minas Gerais"realizado em Uberaba reuniu cerca de 30 sindicalistas de toda a região do triangulo mineiro e alto Paranaiba juntamente com representandes do poder publico de Uberaba.

Neste primeiro encontro foram abordados temas visando à unidade do movimento sindical regional e também foram propostas ações unificadas entre os sindicalistas trazendo a tona problemas comuns entre todas as cidades

Ao final do encontro, foi formulada, a “Carta de Uberaba”, no documento a categoria aborda temas de importância para os trabalhadores da construção, e para toda sociedade, tais como: negociação conjunta para melhorar o piso salarial, qualificação de trabalhadores, terceirização de mão de obra e ampliação da discussão sobre o tema a nível estadual com a federação, enviar documento comum ao MP e M T E para cobrar melhores condições de trabalho e estadia para trabalhadores migrantes, melhor estruturação do M T E e MPT, que o programa minha casa minha vida inclua também os muros na construção das casas populares. Este documento será entregue a deputados, prefeitos e aos magistrados do país.

“Necessitamos aprofundar o TAC ( Termo de Ajustamento de Conduta), realizado entre MPT e a MRV Engenharia,  já que ele é muito tímido em relação ao processo de regulamentação de terceirização no país. A região do triângulo e alto Paranaíba também tem que se mobilizar em relação a PL  4330, que visa regulamentar a terceirização da mão de obra em todo o país. A região possui muitos deputados e temos que fazer um trabalho de discussão e debates em conjunto com todas autoridades beneficiando trabalhadores e a sociedade de forma geral. “ afirma Lacerda, presidente do Sticmu.

Ficou acertada ainda a criação de uma comissão que juntamente com o vereador Samir Cecílio se reunirá com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeirovisando discutir temas abordados na reunião. O próximo encontro entre sindicalistas da construção será em fevereiro de 2014 na cidade de Araxá. 

 
Companhia da Mídia