Projeto levado a Câmara retiraria trabalhadores da construção de Comissão da Prefeitura

 

O presidente Lacerda juntamente com o diretor Ézio dos Santos  compareceu a sessão  da Câmara Municipal de Uberaba visando garantir  direitos adquiridos pelos trabalhadores da construção civil de participar da Comissão Municipal de Emprego e Renda. O projeto do executivo que iria ser votado na tarde do último dia 18 pedia a substituição do Sticmu pelo sindicato patronal dos hoteleiros de Uberaba, o ​presidente Lacerda se opôs a esta mudança salientando que justamente em um momento conjuntural em que a construção civil está em crescimento, não só pelo advento de minha casa minha vida, mas principalmente porque a planta de amônia atrairá várias empresas e trabalhadores para a cidade. Lacerda salientou ainda que problemas tais como segurança nos locais de trabalho, a necessidade da utilização de mão de obra local nestes empreendimentos, e demandas de qualificação dentre outros, exigem iniciativas dentro de um órgão como a comissão de emprego e renda, e uma categoria como a construção que representa  hoje mais de 30 mil pessoas direta e indiretamente, não pode ficar de fora dado sua importância estratégica e econômica.

O vereador Borjão ligou para o presidente do Sticmu afirmando a sua discordância com o projeto e sua votação, o sindicalista  se articulou junto à classe política e conversando com vários vereadores e com o próprio secretário de governo, Wellington Cardoso, garantiu que o mesmo fosse retirado da pauta da casa. Na oportunidade Lacerda esclareceu que o princípio da comissão é paritário e que os trabalhadores da construção civil ficariam sem representação enquanto a classe patronal estaria  representados pelo Sinduscon. Lacerda entende que há um erro de entendimento no projeto.

“Se o objetivo é incluir um seguimento significativo como o de hotelaria em Uberaba, que fosse proposto  alteração no numero de membros que compõem a comissão, respeitando a paridade, assim incluiria também os trabalhadores em hotelaria” disse Lacerda. Ele propõe ainda uma reunião entre as lideranças e secretaria de governo para melhor pensar o projeto para que ele possa ser reenviado à câmara de vereadores. “Realmente a comissão de emprego e renda em Uberaba precisa ser reorganizada e revitalizada dada a importância da cidade, seu crescimento e dinamismo, mas não é diminuindo a participação dos sujeitos sociais , ao contrário,  aumentando e agregando.” finaliza Lacerda. 

Companhia da Mídia