Pronatec é o tema principal da primeira reunião do Conselho de Emprego e Renda

 

Com a presença de representantes de vários segmentos da sociedade e órgãos do governo municipal foi empossado os novos membros do Conselho de Emprego e Renda de Uberaba. Nesta primeira oportunidade foi discutido e articulado o desenvolvimento do Pronatec, programa do governo federal que tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Utilizando dados do Caged dos últimos anos, o governo federal realizou uma pesquisa sobre a mão de   obra na cidade e disponibilizará para o próximo ano um número maior de cursos e também de vagas no Pronatec, visando qualificar o trabalhador local.

Segundo dados da prefeitura, já existem 61 novas empresas cadastradas para se instalarem na cidade a partir da chegada da planta de amônia, o que demandará mão de obra ainda mais qualificada. São esperados mais de 6 mil trabalhadores para a construção deste empreendimento. Por isso a necessidade de se discutir e planejar melhor a demanda destes cursos.

 

Para Jose Lacerda, presidente do Sticmu, este programa tem que discutir melhor as questões locais “Não se pode pulverizar o número de cursos que serão disponibilizados na cidade, é preciso ter uma visão estratégica e fazer uma pesquisa aprofundada sobre a demanda de qualificação atual tendo como base vocação econômica e de desenvolvimento do município. No segmento de construção civil, por exemplo, soldador e mestre de obras as empresas estão captando estes trabalhadores em outras cidades, temos que ter estes profissionais na cidade. Nós temos que ter uma estratégia de comunicação com estes trabalhadores, para que eles se entusiasmem com os cursos e conheçam a nova realidade do mercado de trabalho atual e oportunidades oferecidas quanto a necessidade de mão de obra e qualificação. Propus ainda que a secretaria possa interagir com os sindicatos e com o setor patronal no sentido de oferecer cursos que visem elevar o nível acadêmico dos trabalhadores vez que não a tendo dificulta o ingresso nos cursos de qualificação,” afirma Lacerda

Na reunião ficou decidido que os cursos que serão disponibilizados nos próximos anos pelo governo federal serão complementares aos que já existem na cidade. Neste primeiro documento, a ser enviado ao governo federal, ficou definido a necessidade de o Pronatec disponibilizar cursos ligados a indústria e a construção tais como: torneiro mecânico, operador de máquinas, mestre de obras, soldador, eletricista de manutenção elétrica, montador industrial dentre outros.

 

 “Neste grupo que foi formado, surgiram ótimas ideia em pouco tempo, temos que achar e pensar o que é bom para o futuro de Uberaba. Nós vamos trabalhar, discutir, ir até a classe empresarial. Fazer a comunicação adequada é fundamental para despertar nas pessoas o interesse de fazer estes cursos” afirma Jose Renato Gomes, secretário de Desenvolvimento Econômico.

 Para as próximas reuniões ficou definido prazo de 45 dias para se criar um regime interno e também eleger um presidente do conselho que sempre se dará de forma revezada, entre um membro do sociedade e outro do poder público. 

Companhia da Mídia