Sticmu propõe benefícios a trabalhadores da planta de amônia

O presidente do Sticmu Jose Lacerda, acompanhado do diretor Ézio dos Santos, cumprindo responsabilidade social com a classe trabalhadora e a sociedade  se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Social de Uberaba, José Renato Gomes, para tratar de pontos ligados a implantação da planta de amônia na cidade de Uberaba.

Lacerda colocou-se a disposição da secretária para em conjunto somar esforços políticos na luta contra os entraves burocráticos, que ainda retardam a definição final a respeito da planta de amônia, tão fundamental para cidade.

Outro ponto da reunião foi à contratação de mão de obra da cidade na obra da Petrobras “Entendemos ser crucial importância para o  pleno emprego de nosso povo a contratação de mão de obra local. Assim sugerimos a criação de uma força tarefa composta pelo Sticmu, Sinduscon, Sidmov  e membros da Secretária para acompanharmos o desenvolvimento da planta em Uberaba” finaliza Lacerda.

Foi levado ao conhecimento do secretário ainda a sugestão de criação de um programa de segurança e saúde coordenado pela s secretária, sindicatos ligados ao segmento, empresa contratada  e terceirizadas bem como os trabalhadores  no intuito de promover prevenção e orientação de todos sobre o tema.

O alojamento destes futuros trabalhadores está entre as preocupações do sindicalista “Entendemos ser necessária uma ação conjunta nossa, com envolvimento da secretária de Desenvolvimento  econômico e Social, secretaria de assistência social, para que possamos fazer levantamento e acompanhamento das condições oferecidas aos trabalhadores, levar práticas educacionais e de saúde condizentes com a dignidade humana”.

O secretário José Renato Gomes mostrou se aberto às demandas do Sticmu e a de todos os trabalhadores “O prefeito Paulo Piau nos enviou um recado muito claro de que a prefeitura é a casa do povo. Diante disto a secretária está aberta para receber e debater com todos os setores da sociedade sejam eles sindicatos, cooperativas, ou associações. Fico feliz com a iniciativa do sindicato em antecipar a discussão a respeito dos trabalhadores, mostrando a qualidade da direção sindical”.

O secretário ficou de discutir junto ao prefeito o projeto de lei que substituía o Sticmu pelo Sindicato do Comércio Hoteleiro de Uberaba no Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e de Geração de Renda, que há anos estava inativo. Projeto este que foi retirado da pauta semana passada pela mesa diretora a pedido do vereador Borjão. “Entendemos que esta comissão é paritária, assim se ocorrer tal substituição, este principio seria desrespeitado. Sugerimos que seja feita uma reunião entre esta pasta, o Sticmu e a Secretária de Governo para realinharmos o projeto e reenviá-lo a câmara” finaliza Lacerda.

 

Companhia da Mídia