Sticmu assina acordo coletivo com a Duratex

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Uberaba e Região (Sticmu) assinou acordo coletivo com a direção da Duratex S.A.. Pelo acordo assinado, os trabalhadores da citada empresa vão receber 7,68% de reajuste salarial. O acordo já foi assinado entre as partes.

De acordo com o vice-presidente do Sticmu, Wagner Oliveira, o acordo foi positivo para a categoria devido o momento que o país passa. A proposta inicial da empresa foi de 4% de reajuste, que não representava nem a reposição salarial do período. Com a união do Sindicato e trabalhadores, a empresa recuou e chegou aos 7,68%.

Conforme o vice-presidente do Sindicato, a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) ficou nos 11,14 dias, mas a entidade quer que seja revistos os critérios de calculo da PLR. “O trabalhador produziu, tem que receber proporcionalmente”, explicou.

Segundo o presidente do Sticmu, José Lacerda Sobrinho, sobre a questão de segurança, uma comissão foi montada para avaliar os prejuízos aos trabalhadores, nas questões de insalubridade e periculosidade. “O Sindicato colocou sobre a preocupação do tema e o pagamento por insalubridade e periculosidade”.

A empresa informou que já investiu na Druraseg em 2014 e vai continuar investimento na segurança, sendo um montante de cerca de R$ 10,7 milhões”, disse. Durante a reunião, segundo Oliveira, a entidade apresentou algumas ações judiciais ganhas pela entidade em relação ao tema. “Nós apresentamos ações já ganhas que determina o pagamento pela empresa para funções que não pagavam e ou pagava menos. Mas a empresa se mostrou disposta a resolver os problemas dentro do seu programa de segurança”, reiterou.

O acordo ainda prevê cláusulas sobre refeição e cesta básica.

Companhia da Mídia