STICMU se reúne em BH com o Presidente da Federação (FETICOM-MG)

Estiveram reunidos na última quarta feira (27) em Belo Horizonte- MG na sede da Federação  dos trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (FETICOM-MG), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Uberaba (STICMU), José Lacerda Sobrinho e seu vice Wagner Lafaiete de Oliveira.

Osmar Antonio de Barros recebeu os sindicalistas e o motivo dessa reunião foi estreitar a relação entre STICMU e a Federação FETICOM-MG no sentido de propor parcerias visando os empreendimentos futuros que virão para cidade de Uberaba que irão proporcionar empregos para a classe trabalhadora na área da Construção Civil, dentre as empresas, a Planta de Amônia.

Com essas grandes obras, Lacerda vê necessário à presença da confederação na luta dos trabalhadores aqui da região. “Com essas demandas, fomos pessoalmente levar o STICMU e colocar o sindicato a disposição da Federação, acrescentando que  encaminhará um ofício para a filiação junto aquela entidade de classe e espera que sua diretoria acate a filiação do STICMU à mesma” disse Lacerda.

Nessa reunião também foi discutida a questão da luta contra a terceirização que como estratégia empresarial, essas empresas terceirizam seus serviços, e o sindicato por princípio é contra esse tipo de procedimento. Uma prática que lamentavelmente está sendo comum e crescendo dia a dia, mas a intenção da entidade é que esse tipo de prática não se torne precária como vem acontecendo, em diminuição de salários, direitos sociais e  precarização dos ambientes de trabalho aumentando os acidentes de trabalho.

Também foi discutida a questão da qualificação profissional em que, cada momento que passa, o mercado de trabalho fica mais exigente, e isto esta fazendo com que as pessoas estejam cada vez mais preparadas para essas mudanças que ocorrem quase que diariamente. A qualificação profissional surge dessa forma como uma ferramenta fundamental para as pessoas que almejam conquistar sucesso em sua carreira profissional. O objetivo geral do assunto foi compreender a importância da qualificação profissional tanto para o empregado como para o empregador e sua relevância como suporte para a conquista do sucesso profissional. Assim, Lacerda relatou que este assunto deve ser uma demanda estadual, dessa forma, a Federação torna importante instrumento de organização dos trabalhadores dando suporte aos sindicatos filiados.

Encerrando a reunião, o sindicalista José Lacerda, fez outra  solicitação , referente a qualificação dos dirigentes sindicais, que segundo ele, é importantíssima para um melhor desempenho da função despertando a visão crítica de cada um, estabelecendo um diálogo com diversas correntes de pensamento e contribuindo para o avanço democrático e construção da cidadania. Lacerda externou ao Presidente da Federação que a luta pela unicidade sindical e unidade dos trabalhadores é  que garante a força do trabalho  na busca de seus direitos.

Companhia da Mídia